Cristografia DicasBCJ

Conheça o Projeto Cristografia

15:00:00Cristão Diferentão por Vinicius Castro

Em uma sociedade tomada pelas novas tecnologias, as redes sociais ganham um espaço muito grande na vida das pessoas, principalmente dos jovens. Graças a elas, hábitos como ouvir suas músicas preferidas em qualquer lugar, fazer chek-in ao chegar a eventos, mandar mensagens e fotografar tem se intensificado cada vez mais. É sobre este último que vamos falar hoje: fotografar!

Uma das redes sociais mais famosas do mundo é o Instagram, que em apenas quatro meses de estreia obteve mais de um milhão de usuários cadastrados e atualmente quase 300 milhões. O aplicativo caiu no gosto dos brasileiros que somam boa parte desse número. Dentre deles, um perfil inovador me chamou muita atenção, o Cristografia. Ele é um perfil de divulgação para fotógrafos cristãos com a proposta de compartilhar o trabalho, a arte e o amor de Jesus através das fotos, hoje possuem mais de 12 mil seguidores. Falamos com a fundadora do perfil, Cristina Lopes, para conhecer mais sobre o projeto e você confere o nosso papo abaixo:


 [Equipe BLOGCJ]: Cristina, como surgiu o projeto de uma galeria de divulgação de fotografias cristãs? De onde veio a inspiração para criá-la.
[Cristina]: Comecei a me interessar por fotografia e passei a seguir bastantes “Feeds” (galerias utilizadas só para fotografias, que não seja pessoal), observei que tinha uma galera que tirava excelentes fotos e eram cristãos. Neste momento, vi que entre tantas galerias para divulgar o trabalho de fotógrafos e amadores poderia ter uma galeria com temática cristã, para essas pessoas que tinham o mesmo gosto pela fotografia e os mesmos princípios de vida. Eu percebi que não existia nenhum tipo de galeria cristã com esse objetivo, então surgiu assim o desejo em meu coração em iniciar o projeto.
[Equipe BLOGCJ]: Quando você percebeu que ele estava dando certo, cumprindo o propósito e dando frutos?
[Cristina]: Logo no início, quando começamos a ganhar um número considerado de seguidores e as pessoas começaram a dar feedbacks positivos ao projeto, já me vi surpresa porque foi criado sem pretensão, foi Deus mesmo (risos). Mas a partir do nosso propósito, que divulgamos por 1 mês, o #SemDevocionalSemRedeSocial que pudemos comprovar o crescimento do Cristografia. Para a glória de Deus, nosso propósito foi compartilhado entre a maioria dos seguidores, no qual acabou assim chegando para um dos apresentadores da TV Novo Tempo (Adventista) que fizeram até um vídeo compartilhando sobre o propósito e incentivando as pessoas a entrarem também.
 [Equipe BLOGCJ]: Há algum tempo a página começou a lançar textos e trechos de músicas juntos com as fotos, por quê isso? Em geral os números de rejeição para perfis com textos longos linkados as fotos é relativamente grande, como isso tem sido pra vocês? O público gosta? 
[Cristina]: Quando criei, o objetivo era somente a divulgação das pessoas, ajudando a unir pessoas da mesma fé e o mesmo gosto pela fotografia. Depois de um tempo percebi que isso era pouco e que nós deveríamos nos diferenciar mais das galerias de divulgação. Se uma imagem vale mais que mil palavras, porque não ter duas mil palavras? (risos) E assim como nós cristãos, contribuir com o reino de Deus levando uma mensagem de fé, através das fotografias e textos/frases que se encaixassem com as imagens? E isso é tão pouco diante do preço que Ele pagou para nos salvar. Não houve nenhum tipo de rejeição no momento que adotamos essa ideia, a galeria começou a alcançar mais pessoas cristãs e não cristãs. As pessoas têm gostado bastante, graças ao Pai. 
[Equipe BLOGCJ]: Quem escolhe o conteúdo? Como as pessoas podem participar? 
[Cristina]: Quem escolhe as imagens sou eu e mais duas pessoas que realizam desafios, etc. Mas nossa equipe tem mais pessoas para publicar também na página e criar algumas artes tipográficas etc. 
Para participar só utilizar a tag #VSCOcristao (A abreviatura VSCO vem do nome “Visual Supply Co.”, um app muito amado na hora de editar as fotografias), sem acento, e compartilhar as fotografias sem nenhum tipo de borda.

[Equipe BLOGCJ]: O Cristografia é um perfil que compartilha a arte dos cristãos, arte que adora a Deus! Qual a importância das artes para o Reino de Deus pra você? Tradicionalmente vemos a música e a dança inseridas nas igrejas, eventos cristãos, mas e a fotografia, qual a contribuição?
[Cristina]: O nosso Pai é artista, podemos perceber quão magnífico Ele é quando paramos para olhar a natureza e sua perfeição, desde uma pequena borboleta a um grande céu estrelado. Cada detalhe só poderia ser construído pelas mãos de um grande artista! A fotografia, assim como qualquer outro tipo de arte, mexe com a nossa alma, transmite sentimentos, leveza, momentos bons, o que muitas vezes palavras não conseguem transmitir ou alcançar; lá nos lugares mais remotos ela pode chegar. 
[Equipe BLOGCJ]: Vocês atualmente fazem encontros de fotografia, além da divulgação. O que podemos esperar de novidade na página? Um encontro de fotógrafos cristãos em Natal/RN é uma delas? (Diz que sim em nome de Jesus).
[Cristina]: Digo que enquanto tiver pessoas querendo os encontros, o Cristomeet vai existir. (risos) Neste sábado, dia 12, no Museu Nacional, Brasília será o segundo estado a ter um encontro de fotógrafos e amadores. Teremos também a participação do Pr Júnior Meireles do projeto Sou Igreja Sou Luz, ficamos muito alegres por ele ter aceitado o convite. Então, leitores do Blog Coisa de Jovem que são de Brasília, não percam, estão todos convidados! E esses encontros, assim como o conteúdo do nosso projeto, só é possível com a ajuda dos próprios seguidores. Os seguidores de Brasília, alguns que já tenho mais contato e estão ajudando a realizar o encontro, são meus representantes. Aonde eu não vou o Cristografia vai! A escolha do estado depende muito de quantos seguidores nós temos na região. Possíveis encontros futuros são no Rio de Janeiro, em Manaus e Belém, temos muitos seguidores e amigos de lá. Se você quer um encontro no seu estado, ajude a divulgar o Cristografia por lá (risos). Deus os abençoe pela oportunidade! 

 Que Deus Abençoe muito esse projeto lindo! Agradeço a Cristina por falar conosco. Então quem é de Brasília está convidado a comparecer ao Museu Nacional nesse sábado, dia 12 de setembro, tenho certeza que vai ser show!


Gostou do projeto e assim como eu quer um Cristomeet na sua cidade? Você é fotografo profissional ou amador cristão e quer fazer parte? Então compartilha esse post com seus amigos e sigam o @Cristografia!

*Todas as fotos utilizadas no post estão no perfil Cristografia, são de autoria de @raul_brandao, @coolstoryana, @gabsrozendo, @enockrodriguess, @jessefreitasphotos, @andreoliveira17 e @phdurden.
Até breve galera!
Vinicius Castro.

Você também vai gostar de:

0 comentários

Formulário de contato