Estudo Histórias Bíblicas

5 Passos Para Ser Um Jovem Como o Rei Davi

15:10:00Unknown

Foto: R7.com
Davi era um guerreiro forte e valente, lutou com leões e ursos, gigantes e exércitos
 e ao mesmo tempo, adorava a Deus tocando a harpa, louvores e danças.

Até onde consigo me lembrar, sempre fui apaixonado pela história do jovem Davi, ele sempre foi uma inspiração. Chamado para ser rei ainda quando era só um garoto, um pastor de ovelhas, ninguém dava nada para ele, nem mesmo seu pai, porém Deus tinha um plano. Ele era um homem segundo o coração de Deus, um adorador por excelência. A história de Davi mostra o quanto ele era como nós, era falho, as vezes tinha medo, chorava, porém ele sabia algo que muitos de nós esquecemos, ele sabia o tamanho do Deus que servia, que mais valia adorá-lo do que lutar com o braço da carne. Ao estudar sua história, cinco chaves da vida de Davi saltaram aos meus olhos e hoje vou compartilhar com vocês:

1 - Esteja sempre pronto para trabalhar. Deus não chama desocupados (1 Samuel 16:11)
A Bíblia conta que, quando o profeta chegou na casa de Jessé, atrás do escolhido de Deus, Davi estava trabalhando, apascentando as ovelhas de seu pai (1 Samuel 16:11). Ele era moço, o menor entre os irmãos, porém era responsável e corajoso. Não pense que era fácil cuidar de ovelhas, ser pastor é difícil! Desde cedo Davi lutou com leões e ursos para livrar o rebanho de seu pai. Deus o estava preparando para as batalhas que viria a encarar. Esteja sempre disponível para trabalhar, pronto para o serviço, Deus procura pessoas comprometidas!
2 - Tenha Fé para esperar em Deus. Ele trabalha enquanto você se deleita n'Ele. (1 Samuel 16:13 - unção)
O profeta Samuel ungiu Davi para a sucessão do trono e o Espirito do Senhor se apossou dele, mas do momento em que Davi foi ungido até o momento em que ele tomou posse do trono foram muitos anos, muitas coisas aconteceram. O filho de Jessé, jovem pastor de ovelhas se tornou o músico e escudeiro do rei Saul, tempos depois se tornou guerreiro do exército, chefe do exército, genro do rei, forasteiro e só depois Rei. Mesmo tendo uma promessa sobre a sua vida, Davi teve que esperar o tempo de Deus. Não bastou ter a unção, ele tinha que aprender como governar, aprender sobre as batalhas do reino, serviço, humildade e caridade. Tudo isso guardando em segredo sua unção, para não ser morto pelo rei. 
3 - Seja sincero com Deus. Adore-o com verdade. (1 Samuel 16:23)
Isso é o que eu mais admiro em Davi, a sinceridade no arrependimento. Ele era totalmente entregue a Deus e se despia de toda a sua armadura para estar na presença d'Ele. Ele errava, como todos nós erramos, mas não perdia tempo no erro, rapidamente se arrependia, rasgava suas vestes e voltava pra Deus. A adoração sem sinceridade não toca o coração de Deus. Na vida de Davi isso é refletido, quando ele adorava o espirito máligno que atormentava a vida de Saul saía. Adoração verdadeira toca o coração de Deus e traz paz. É impossível sermos 100% santos, Deus sabe disso, mas a santidade precisa ser buscada por nós, e isso é possível com arrependimento sincero. Se você não consegue sozinho, peça ajuda ao Espírito Santo.
4 - Esteja “Nem aí” para o que os outros vão pensar. (2 Samuel 6:16-23)
Esse é o ponto mais lindo. Existe um momento, quando Davi já é rei, que ele está dançando de alegria no retorno da arca da aliança para Jerusalém, e a bíblia diz que Davi dançava com todas as suas forças, pulava com júbilo e ao som de trombetas, e ao entrar a Arca do Senhor na cidade, sua esposa Mical, filha de Saul, o vê e o despreza em seu coração, espera e ao sairem os servos diz: "Que bela figura fez o rei de Israel, descobrindo-se hoje, aos olhos das servas e seus servos, como, sem pelo, se descobre um vadio qualquer"(2 Samuel 6:20). Para ela aquilo era humilhação, não era um comportamento de um rei. Davi estava vestindo apenas uma estola sacerdotal, ele se despiu de suas roupas reais para adorar. Sua resposta para Mical é: " Perante ao Senhor que me escolheu a mim antes do que  a teu pai e a toda sua casa, mandando-me que fosse chefe sobre o povo do Senhor, sobre Israel, perante o Senhor tenho me alegrado. Ainda mais desprezível me farei e me humilharei aos meus olhos; quanto as servas, de quem falaste, delas serei honrado" (2 Samuel 6:21-22). Podia ter dormido sem essa. É como aquela canção, se tiver que humilhar o meu espírito, assim o farei.
5 - Assuma que você não é nada sem Deus. (2 Samuel 7:18)
Davi errava diversas situações, muitas delas coisas horríveis, e mais tarde acabou colhendo as consequências desses atos, mas ele não perdia tempo longe de Deus, ele errava e logo se arrependia pois sabia que Deus sem ele continuava sendo Deus, porém Davi sem Ele não era nada. Ele viu de perto o que é a vida de um homem sem o Espírito Santo, Saul perdeu o reino, a família e por fim a vida, porque perdeu a presença de Deus. Você só está sozinho se quiser, o Espírito Santo está hoje aqui, disponível a nós, basta você fazer um convite que Ele vem e te transforma.

Davi era um guerreiro forte e valente, lutou com leões e ursos, gigantes e exércitos e ao mesmo tempo, adorava a Deus com harpa e danças. Dava para fazer muitos posts com Davi! Sua história é enorme e rica! Não é à toa que virou uma minissérie na televisão (que inclusive está disponível no NETFLIX), mas tentei trazer hoje esses pontos chave que tem gerado em mim uma vida de adoração genuína e vai gerar em você também! 

A história de Davi e sua família está nos livros de I e II Samuel. 

Vinicius Castro

Você também vai gostar de:

3 comentários

  1. Muito bom esse post. Parabéns pela sabedoria!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Quem deu foi o pai eu só escrevi :D

      Vinicius Castro

      Excluir
  2. Paz querida,

    Não tem como não ficar um pouco aqui... Aos blog's parceiros...
    Desejo-lhe um Feliz-Natal e também Boas Festas! ღ •✿•*☆ ♔

    Bjnhs e sucesso sempre ♥

    http://ssimplesmenteprincesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Fala pra nós o que você achou!


Formulário de contato