Cristianismo OQLHJ

Resenha do livro “Cristianismo puro e simples” de C.S. Lewis

15:00:00Unknown

 
Autor: C.S. Lewis - Título Original: Mere Chriistianity
Páginas: 300. 3°edição 2013 Editora WMF Martins Fontes.
 Disponível para compra na Saraiva

Tenho de manter viva em mim a chama do 
 desejo pela minha verdadeira terra natal, a qual só encontrarei depois da morte. Página 182 – Conduta Cristã

Primeiramente preciso dizer que esta resenha saiu da minha segunda leitura do livro. Li faz dois anos e ainda não escrevia muito, mas o livro já tinha me impactado demais, agora resolvi lê-lo mais uma vez e é como se fosse a primeira vez, está todo riscado, grifado, sublinhado de capa a capa. Este livro é incrível! C.S. Lewis consegue passear tranquilamente por vários temas do cristianismo teológico sem perder a essência cotidiana e espontânea. Eu não diria que este é um livro teórico, pelo contrário, ele é fluido, atrativo e profundo. Todas as pessoas deveriam ler esse livro, mesmo não-cristãos. Ao ler Cristianismo Puro e Simples eu percebi que passei boa parte dizendo ser cristão (pequeno Cristo), mas pertencendo ao mundo.

Durante a Segunda Guerra Mundial, a BBC convidou C.S. Lewis para fazer uma série de palestras pelo rádio. Foram programas que, ao final, deram um sentido novo à vida de milhares de adultos de todas as classes e profissões. O livro Cristianismo Puro e Simples, que colige essas preleções legendárias, veio a ser considerado a mais popular e acessível de todas as obras de Lewis, lembrando-nos daquilo que é mais importante na vida e apontando-nos o caminho da alegria e do contentamento”. Carta ao leitor

O livro fala sobre a polêmica Lei Natural, doutrina da Trindade (Pai, Filho e Espirito Santo), moralidade e psicanálise (Lewis criticando Freud), sexualidade, casamento, PERDÃO (o polêmico ato de perdoar), fé e muitos outros temas. Tudo de maneira leve e descontraída sem perder a seriedade que o tema pede.
“O orgulho é um câncer espiritual: ele corrói a possibilidade mesma do amor, do contentamento e até do bom senso”. Página 167 – Conduta Cristã

Termino o livro olhando muito mais para o meu interior e para as minhas ações, aquilo que eu posso mudar e servir melhor às pessoas ao meu redor. Quebrei todas as barreiras que me separavam das pessoas e hoje eu consigo enxergar mais claramente como eu era mesquinho, egoísta e o quanto eu estava longe do cristianismo em sua essência: puro e simples. 

“O próprio Deus é combustível que nosso espírito deve queimar, ou o alimento do qual deve se alimentar. Não existe outro (...) Deus não pode nos dar uma paz e felicidade distintas dele mesmo, porque fora dele elas não se encontram. Tal coisa não existe”. Página 66 – No que acreditam os cristãos

Sempre me disseram ser esse um livro base, que todo cristão deveria ler, e hoje eu vejo isso, todos deveríamos. Esse foi o primeiro livro do C.S. Lewis que eu li, me indicaram As Crônicas de Nárnia que pretendo ler no próximo ano. Lembro vocês que em Janeiro tem a segunda edição do nosso Livro Viajante (Não sabe o que é isso? CLIQUE AQUI) e esse livro pode ser o escolhido, o que vocês acham? deixem sugestões!

Deus abençoe!

Leia também:
- Resenha do livro "O Futuro de Deus"

Você também vai gostar de:

6 comentários

  1. A escrita do C. S. Lewis é maravilhosa, sempre fico impressionada em como ele consegue ir em temas tão profundos de uma maneira tão leve, é uma das habilidade que eu queria ter. Tenho uma provinha desse livro na coletânea "Um ano com C. S. Lewis", são leituras diárias de trechos dos livros dele, maravilhoso. E é claro, o "Cristianismo Puro e Simples" está no topo dos livros que quero muito.

    Abraços,
    http://julicronicas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ju, o livro é incrível! vou procurar esse "Um ano com C.S. Lewis", parece ser muito interessante! No livro cristianismo eu grifei algo a cada paragrafo, achei tudo muito interessante!

      Vinicius Castro

      Excluir
  2. Massa essa resenha Vinicius.
    Estou louco pra ler este livro.
    Muito bom o seu blog. Continue sempre com esse conteúdo show de bola.

    www.casarnumaboa.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. esse livro é simplesmente maravilhoso!!! que bom que curtiu! :D

      Se Deus quiser o conteúdo bom não para! Abraços!!!

      Excluir

Fala pra nós o que você achou!


Formulário de contato